terça-feira, 17 de maio de 2016

Alunos de Escola Estadual lutam para não ficar sem Aula


Estudantes da Escola Estadual Dom João De Souza Lima, do turno da noite, estão correndo o risco de perder o direito de estudar devido à ameaça de fechamento do turno. A escola fica localizada na Av. Timbiras, 1154 - Cidade Nova, Manaus – AM. A decisão será tomada amanhã (18). O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.

A ameaça de termino do turno já se estende por três anos, entretanto, neste ano houve um ligeiro aumento na quantidade de alunos matriculados com 6 turma de ensino médio e mesmo assim podem perder o direito sagrado a educação.

No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever.

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Constituição Federal de 1988, artigo 205.

Segundo nossa fonte haverá uma reunião hoje a noite,(17), as 20:00horas em frente a escola. Os alunos contam com o apoio dos professores que também não aceitam essa decisão, mas infelizmente a direção do colégio pensa diferente

Os alunos pretendem colher assinaturas nesta noite para tentar barrar o fechamento do turno.

Com a palavra a Secretaria Estadual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário