sábado, 12 de março de 2016

Dentista emagrece 55 quilos e vira campeã de triatlo

Moradora de Bauru, de 39 anos, chegou a pesar 101 quilos.
Ela não percebia que estava obesa: 'Quando cheguei nos 100 kg assustei'.


Karina emagreceu 55 quilos (Foto: Karina de Freitas/ arquivo pessoal ; Renata Marconi/ G1)
Uma dentista de Bauru (SP), de 39 anos, é um exemplo de atleta amadora. Karina Maria Salvatore de Freitas treina duas vezes ao dia, se alimenta bem e participa de competições com bons resultados. Mas há três anos, ela quase era irreconhecível. Atualmente, Karina tem 1,51 de altura pesa 43 quilos, mas há três anos chegou aos 101 quilos. “Quando cheguei nos 100 quilos me assustei. Não conseguia amarrar o tênis”, lembra.


Karina começou a engordar depois da gravidez e tentou emagrecer de várias formas. “Comecei a tomar remédio, engordava e emagrecia. Vi que o remédio estava fazendo mal e parei. Fiz uns 'mil tipos ' de regime, coloquei o balão gástrico, mas nada resolveu. Em 2007 parei de fumar e de tomar remédio, ai engordei quase 10 quilos por ano”, conta a dentista.
Karina começou a treinar triatlo em janeiro
(Foto: Karina de Freitas/Arquivo Pessoal)
O peso ideal para Karina é entre 43,55 kg e 58,80 kg, mas ela chegou ao dobro disso. “Não me enxergava com o peso que eu estava ainda, até chegar aos 100. Aí vi que tinha necessidade de fazer cirurgia”. A dentista então decidiu fazer a cirurgia bariátrica há três anos e desde então emagreceu 55 quilos.
Depois disso Karina começou a fazer natação, pois precisava fazer algum exercício. Conheceu a corrida e há pouco tempo percebeu que podia treinar triatlo. “Natação é o que eu achava menos chato. Depois fiz musculação e conheci a corrida. Primeiro corria 30 segundos, depois um minuto e foi aumentando até eu me apaixonar pelo esporte. Em janeiro vi a divulgação da equipe de triatlo e comprei uma bicicleta.”
Duas semanas depois ela já ganhou uma prova em quarto lugar e no fim de fevereiro pegou o primeiro lugar em uma competição de triatlo em Bauru.
O exercício físico mudou a vida e a rotina de Karina. “Queria fazer exercício para emagrecer bem rápido. Emagreci, meu corpo ficou melhor, nem precisei de cirurgia plástica. Melhorei minha qualidade de vida. Antes tinha dor de cabeça todo dia, agora não tenho mais. O esporte dá uma liberdade maior na alimentação também. Une o útil ao agradável. É um prazer para mim”, afirma.
Técnico diz que Karina é muito dedicada (Foto: Renata Marconi / G1)
Os hábitos da casa dela também mudaram e agora todos da família comem de forma mais saudável. Agora não tem fritura e tem menos doces para o marido e o filho de 16 anos.
Além do cuidado com a alimentação, Karina treina todos os dias e de segunda-feira a sexta-feira duas vezes ao dia. “Deixo de fazer qualquer outra coisa, mas não deixo de treinar.” O marido da dentista tenta acompanhar a atleta  e dá o apoio necessário. “Ele não reclama porque vê o quanto eu estou feliz. Até me acompanha no que consegue”, conta.
Dentista faz competições de triatlo
(Foto: Karina de Freitas/Arquivo Pessoal)
Karina passou a treinar com o ex-técnico da Seleção Olímpica do Brasil, que participou de três Jogos Olímpicos e quatro Pan-Americanos Cali Amaral. A equipe tem 13 atletas e Cali Amaral acredita na atleta. “A tendência é ela melhorar mais.  Ela se mostra muito interessada, disciplinada. É muito bem acompanhada na nutrição. Tem um ritmo acelerado, eu que seguro um pouco. Me sinto como um técnico olímpico vendo a satisfação dela. É bonito ver a esportista vencedora que ela é”, afirma Cali.
fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário