sábado, 19 de março de 2016

Sete vereadores de Manaus trocaram de partido já pensando em reeleição.

Câmara Municipal de Manaus
Manaus/AM – Pelos menos sete dos 41 vereadores de Manaus aproveitaram a brecha legal da ‘janela partidária’ para deixar as legendas pelas quais foram eleitos e migrar para outros partidos, mantendo o mandato e com vistas à reeleição no pleito deste ano. A ‘dança das cadeiras’ tornou-se mais evidente nesta semana, com a saída de parlamentares que representavam partidos como o PDT, PSDB e PSD na CMM (Câmara Municipal de Manaus).
O PSDB, do prefeito Arthur Virgílio Neto, que contava com cinco representantes, pode chegar a quatro, caso se confirme a saída de Mário Frota. Ewerton Vanderley já optou por saída consensual e, em contrapartida, Luiz Alberto Carijó, que era do PDT, ingressou no partido, que conta ainda com Plínio Valério, Elias Emanuel e Edmílson Rosenha. A informação foi confirmada pelo secretário chefe da Casa Civil municipal, Márcio Noronha.
Questionado, Mário Frota explicou que ainda não definiu se sairá, mas a decisão será tomada até o dia 30 de março. Caso deixe a legenda, ele deve migrar para um dos partidos da base de sustentação do prefeito na Câmara. De acordo com ele, alguns parlamentares estão inseguros com a formação do chamado ‘blocão’, que reunirá membros das siglas partidárias de Arthur, José Melo (Pros) e Omar Aziz (PSD) para concorrer à reeleição.
“São pelo menos 14 vereadores que já estão eleitos. É muita gente para concorrer”, frisou. Frota disse que foi convidado a ir para o PDT, que recentemente recebeu Hissa Abrahão. “O PDT acolheu o Hissa, que será candidato a prefeito. E o partido é comandado pelo Amazonino. Somos adversários históricos. Quando ele entrou no partido, eu saí e agora não volto”, explicou.
AMAZONAS ATUAL também apurou que Alonso Oliveira, corregedor da CMM, sairá do PTC e seguirá para o DEM, do deputado federal Pauderney Avelino. O PDT foi o partido que amargou o maior prejuízo com a abertura da ‘janela’, e  perderá os três representantes na casa legislativa. Além de Carijó, deixaram a sigla Gilmar Nascimento e Francisco Jornada. Ninguém do partido quis comentar as mudanças.
Informações de bastidores apontam que tanto Jornada, quanto a vereadora Glória Carrate, única representante mulher do PSD na CMM , e que sairá da sigla, estão em a situação indefinida. O mesmo ocorre com o vereador Gilmar Nascimento, que ao que tudo indica, está entre o PSD e o PSDB.
Embora a Emenda Constitucional 91/2016 indique que a desfiliação para políticos eleitos no legislativo deva ocorrer até este sábado, 19, os parlamentares devem oficializar suas saídas até o dia 30, seguindo o que indica a minirreforma política. As filiações, por sua vez, ocorrem até o dia 2 de abril, seguindo o calendário eleitoral vigente.
Entenda as mudanças
Ewerton Vanderley – saiu do PSDB – partido indefinido
Luiz Alberto Carijó – saiu do PDT e foi para o PSDB
Alonso Oliveira – saiu do PTC e foi para o DEM
Gilmar Nascimento – saiu do PDT – está entre o PSDB e o PSD
Francisco Jornada – saiu do PDT – partido indefinido
Glõria Carrate – saiu do PSD – partido indefinido
Joelson Silva – saiu do PHS e se filiou ao PSC
*Mário Frota – estuda a possibilidade de deixar o PSDB

fonte: amazonas atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário