sábado, 2 de maio de 2015

Artefato explosivo é encontrado e desarmado na Zona Leste de Manaus

Objeto foi encontrado em um porto e conduzido até a frente do 28º DIP. Explosivo seria de uso restrito das Forças Armadas.

Policial Militar mostra a foto do Artefato encontrado

Um artefato explosivo foi encontrado na tarde deste sábado (2) em um porto no bairro Colônia Santo Aleixo, na Zona Leste de Manaus. O item foi achado por pescadores no local e teve que ser relocado pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) até a frente do 28º Distrito Integrado de Polícia (DIP).  O Grupamento de Manejo de Artefatos de Explosivos (Marte) realizou o desarmamento do artefato.
O tenente da PM-AM, Soares Menezes, atendeu a ocorrência por volta das 14h. À TV Amazonas, ele informou que pescadores encontraram um artefato cilíndrico dentro de uma cesta de lixo próximo ao Porto. "Estava em baixo do lugar onde eles vendiam o pescado, perto de uma pequena mesa. Coloquei o objeto na viatura e foi tirar dúvidas com a base do exército no Puraquequara, onde foi confirmado que era um artefato (explosivo). Depois acionei a Companhia Interativa Comunitária (Cicom)", disse.
Grupamento Marte

O objeto foi conduzido pelo tenente até a frente do 28º DIP, também no bairro Colônia Antônio Aleixo. A área chegou a ser isolada em cerca de 200 metros para evitar riscos à população. Além do grupo especializado em desarmamento de bombas, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros também estiveram no local.
Segundo o tenente Menezes, o artefato não precisou ser detonado, apenas desarmado. E, uma das imagens regsitradas pela PM-AM do objeto é possível verificar que o explosivo é de uso restrito das Forças Armadas. "O artefato só é perigoso se for lançado e, para isso, é preciso um outro aparelho que realize esse lançamento", disse à TV Amazonas.
O dispositivo foi encaminhado à perícia e informações preliminares do batalhão antibombas caracterizaram  o artefato de alto risco, com um alcance de até 100 metros em seu raio de explosão, caso detonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário