sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Deputado Federal Amazonense sugere a criação de Ação para que as Prefeituras brasileiras possam adquirir Micro-Geradores de Energia Fotovoltaica.


Para que servi um Micro-Geradores de Energia Fotovoltaica (FV)?

 São sistemas de geração elétrica de pequena potência, normalmente instalados para produzir energia suficiente para alimentar uma casa, um edifício ou, até mesmo, um galpão de uma indústria.

O Deputado Federal Amazonense, Hissa Abrahão (PPS-AM) Apresentou a proposta ao de Ministério de Minas e Energia relativa à criação de Ação para que as Prefeituras brasileiras possam adquirir Micros Geradores de Energia Fotovoltaica. A ideia é que com recursos deste Ministério possam às Prefeituras contribuírem diretamente com o setor elétrico, pelos motivos que se seguem:

a) Reduzem o consumo de energia elétrica advinda das concessionárias; 

b) Reduzem o valor das contas de energia elétrica, otimizando a aplicação de recursos públicos;

c) Na modalidade compensação, a energia gerada e não utilizada, será direcionada ao consumo de residências locais;

d) Redução imediata da demanda por usinas termoelétricas; uma vez que o país possui mais de 5 mil municípios;

e) Fomentação da utilização de recursos renováveis a geração de energia limpa.


Temos por exemplo: Se pegarmos todo o custo de investimento em energia solar somarmos isso com a manutenção mínima que terá ao longo de 25 anos e dividir esse valor pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico o preço que você pagou pela energia solar é mais barato que o da rede elétrica.

AMAZONAS SOB O RISCO DE UM APAGÃO DE ENERGIA!

O Brasil e mais de 18 municípios do Amazonas, dentre eles, Parintins, Manicoré, Maués, Coari, Codajás, Benjamim Constant, Amaturá, Barreirinha, Jutaí e Lábrea, além de muitas comunidades rurais podem sofrer apagão por falta de investimentos no setor energético. De todo o Brasil, a situação mais crítica é a do Amazonas. A população da capital vem sofrendo há longos anos de constantes interrupções de energia e nenhuma providência é tomada a curto médio ou longo prazo, embora o Ministro das Minas e Energia seja o senador pelo Amazonas, Eduardo Braga. Se na capital, a cor negra da noite se torne mais negra ainda com a falta de energia, no interior do Estado do Amazonas o problema de racionamento é antigo e afeta vários municípios já chegando ao ponto de se poder afirmar que pelo menos 18 poderão sofrer colapso total no fornecimento de energia chegando à interrupção de dias.
A Amazonas Distribuidora de Energia S/A há três anos que não executa serviços de manutenções em suas usinas térmicas da capital e principalmente nos municípios do interior do Estado, deixando seus Grupos Geradores parados e sucateados, e com o tempo muitos deles são vendidos como ferro velho, uma prática criminosa de abandono do patrimônio publico. Enquanto isso a Amazonas Distribuidora de Energia S/A aluga Grupos Geradores de empresas locatárias para suprir as necessidades, mas lamentavelmente não resolvem o problema porque as manutenções preventivas e corretivas não acontecem e, em pouco tempo se repetem os racionamentos.
Em Parintins a Amazonas Distribuidora de Energia S/A, deixou alguns Grupos Geradores sem funcionar por falta de manutenção, e como solução emergencial, foram alugando Grupos Geradores para suprir a demanda de energia no período dos Festejos do Festival Folclórico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário