sábado, 18 de agosto de 2018

AGRICULTURA FAMILIAR: Sargento Pereirinha aposta na agricultura familiar, atividade que vem crescendo no Amazonas



O papel da agricultura familiar é de extrema importância no contexto da agricultura brasileira. Ao longo dos anos a agricultura familiar passou por grandes mudanças para adapta-se ao novo sistema de equilíbrio entre atividade agrícola, necessidades econômicas, fatores sociais e problemas ambientais, neste sentido, o modelo de desenvolvimento sustentável é o grande fator de transição de uma agricultura tradicional para agricultura transformadora.




Para o Sargento Pereirinha a agricultura familiar é uma atividade extremamente heterógena que vem se transformando e adaptando conforme as necessidades da sociedade e a capacidade de produção. Essa diferença estar relacionada com a disponibilidade de recursos, acesso ao mercado, capacidade de geração de renda, diversificação de produção normalmente estar relacionada com a região e os incentivos financeiros por parte do governo.


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investiu R$ 8,83 milhões, em 38 novos contratos, para aquisição de produtos da agricultura familiar do Amazonas em 2016. O investimento representou um aumento de 0,7% em relação a 2015, quando foram contempladas 34 propostas no valor de R$ 8.200.676,61. As compras foram feitas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS).


Os agricultores familiares fornecerão 5 mil toneladas de alimentos, ao longo de 2017, para pessoas em situação de insegurança nutricional e alimentar, atendidas pela rede socioassistencial do estado. A maior parte dos alimentos é destinada ao Programa Mesa Brasil do Sesc/AM, que fica responsável pela distribuição.
O Amazonas é o estado da Região Norte com maior participação no PAA. Foram contemplados 4.059 pequenos produtores vinculados a associações e cooperativas de 15 municípios: Anamã, Borba, Caapiranga, Carauari, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Jutaí, Manacapuru, Manaus, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tapauá e Tefé.

O Programa de Aquisição de Alimentos é executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e oferece a agricultores familiares, por meio de suas cooperativas ou associações, garantia de compra de sua produção por preços remuneradores, gerando renda e inclusão social no meio rural.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Conab


Nenhum comentário:

Postar um comentário