sexta-feira, 3 de abril de 2015

Ministro Eduardo Braga indicará aliados para cargos na Eletrobras

Ambos do PMDB, partido de Braga, Miguel Capobiango, ex-gestor do UGP Copa, e Jair Souto, ex-prefeito de Manaquiri, ocuparão cargos de assessoria na estatal.

Capobiango já atuou em postos de chefia nas gestões de quatro governadores e Jair Souto já presidiu a associação do municípios 

Duas pessoas da confiança do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), assumirão, na próxima semana, postos chaves no comando da Eletrobras Amazonas Energia: o ex-coordenador da Unidade Gestora da Copa, Miguel Capobiango, e o ex-presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Jair Souto, ambos do PMDB.
A atuação de Capobiango será voltada para Manaus, enquanto a de Souto se destinará aos 61 municípios do interior do Estado, em muitos dos quais, os apagões de energia elétrica são constantes. Ontem, ao ser questionado sobre o posto que ocupará na empresa, Miguel Capobiango disse que é uma função de assessoria. “Não é cargo de comando”. Atividade semelhante, segundo ele, será prestada por Jair Souto.
Além de coordenar a preparação do Estado para a Copa do Mundo de Futebol, Capobiango já atuou em postos de chefia nas gestões de Braga, Gilberto, Amazonino, Alfredo Nascimento e Serafim Corrêa. Souto foi prefeito de Manaquiri.
Sobre a troca no comando da Eletrobras Amazonas Energia, o nome que substituirá o atual presidente Radyr Gomes de Oliveira será anunciado, de acordo com Capobiango, na próxima semana. Ele descartou a possível nomeação do atual chefe do gabinete do ministro Eduardo Braga para o posto, Willamy Frota. “É alguém de Brasília”, disse Miguel Capobiango.
Os investimentos da empresa na capital  e nos municípios do interior do Amazonas serão anunciados, na próxima sexta-feira, por Braga durante visita a Manaus.
Atual presidente está no cargo há menos de um ano
Funcionário de carreira da  Eletrobras Amazonas  Energia, o amazonense Radryr de Oliveira, chegou à presidência da empresa em julho do ano passado. Antes ele ocupava o cargo de diretor de Geração e Distribuição desde 2011.
Ele possui 27 anos de experiência no setor elétrico. Gerenciou o  Programa de Eletrificação Rural.  E participou da Coordenação de Implantação de Projetos no Interior do Estado do Amazonas. Um dos principais projetos em curso da empresa é a conclusão da entrada do Estado no Sistema Interligado Nacional (SIN), que  funciona em  caráter experimental desde 2013 por meio da Linhão de Tucuruí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário