quinta-feira, 9 de abril de 2015

Motorista empurra agente de trânsito ao ter carro guinchado no Centro de Manaus

Com a agressão ocorrida na tarde de terça-feira (7), Manaustrans já contabiliza 85 casos registrados em cinco anos.

Motorista discute com agente de trânsito ao ter carro guinchado rua Joaquim Nabuco
Manaus - Um agente do Instituto Municipal de Fiscalização e Engenharia de Trânsito (Manaustrans)  foi empurrado por um motorista na tarde de terça-feira (07), após o carro que dirigia ser guinchado por estar estacionado em local proibido, na rua Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus . A agressão foi gravada em vídeo, e circula pelas redes sociais.
Esta é a segunda ocorrência de agressão a agentes de trânsito na capital, nos últimos meses. Segundo a assessoria do Manaustrans,  85 casos foram registrados em cinco anos.
De acordo com Instituto , o caso correu por volta de 15h. O órgão afirmou que o agente realizava o patrulhamento da área quando constatou que um veículo, que prestava serviço de Buffet para a empresa 'Diamond  Conventions Center' estava estacionado em fila dupla na via. Como o carro atrapalhava o fluxo do trânsito, o agente decidiu acionar o reboque. No momento em que o guincho rebocava o veículo, o motorista chegou ao local e começou a agredir o agente verbalmente.
No vídeo mostra que o homem, de aproximadamente 35 anos, empurrou e tentou apanhar o celular do agente, no meio da via. A ação foi filmada por outros motoristas e pedestres que passavam pelo local.
Após a confusão, o caso foi registrado pelo 24ª Distrito Integrado de Polícia. Segundo a assessoria da Polícia Civil, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o motorista do veículo. O condutor fugiu do local e o veículo foi encaminhado para o Parqueamento do Departamento Estadual de Trânsito (Dentran-AM).
Até o fechamento desta edição, a direção do Diamond não se pronunciou sobre caso.
MOTORISTAS X AGENTES 
Os motoristas que convivem com o trânsito de Manaus diariamente reclamam do abuso de autoridade e falta de educação dos agentes de trânsito do Manaustrans. A empresária Laís Queiróz, de 25 anos, explicou que já discutiu com uma agente de trânsito enquanto estava estacionada com a avó em uma vaga para idosos.
"Ela não tinha visto o adesivo de autorização do Detran, e lavrou a multa. Depois que a chamei para mostrar o documento, ela falou que já era tarde demais. Foi aí que discutimos e, fomos até parar na delegacia. Minha carteira foi suspensa, por um ano", disse.
O diretor de operações de trânsito do Manaustrans, coronel Raimundo Encarnação, explicou que, na maioria dos casos de agressões, o condutor está errado e não quer ser multado pela infração."Eles precisam entender que o agente é treinado para respeitar as normas de trânsito e lavrar multa caso o descumprimento da lei. Eles são preparados para a abordagem através dos treinamentos feitos pela prefeitura ", explicou.
"Caso o motorista se sinta injustiçado ou ameaçado pelo agente, ele pode denunciar para o setor administrativo do Manaustrans. Na maioria dos casos , os condutores não prestam queixa para o instituto, para que tomemos as medidas cabíveis".
Segundo Encarnação, a denúncia pode ser feita através do número 0800-0092-1199 ou 0800-0092-2288, pelo email imprensa.manaustrans@gmail.com, ou ir até a sede do instituto, na avenida Tefé, 850, Japiim, zona sul,  para protocolar a denúncia. Para facilitar o reconhecimento do agente, é preciso informar a placa do veículo, o nome do servidor ou até mesmo a rua que aconteceu a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário